apresentacao

O SpeedNetworking.com.pt funciona como uma plataforma que potencia o desenvolvimento do networking empresarial. Ao participar num dos nossos eventos terá a oportunidade de ampliar a sua rede de contactos profissionais e a possibilidade de gerar novas oportunidades de negócios.

Saiba mais...

Portal MKTONLINE

TÍTULO: Pioneiro do Speed Networking em Portugal
DATA: 20 de Junho de 2008

Numa entrevista exclusiva ao MktOnline.net, Miguel Moreira apresenta um novo conceito empresarial o Speed Networking, que começa a dar os primeiros passos em Portugal.

MktOnline.net - Para começar, pode explicar o conceito Speed Networking?

Miguel Moreira - O Speed Networking é um novo conceito de eventos de networking empresarial que assenta numa dinâmica de interacção bastante eficaz e que por isso permite maximizar o estabelecimento de novos contactos profissionais num curto espaço de tempo. Para ter uma ideia, num evento Speed Networking cada participante tem a oportunidade de conversar com cerca de 15 empresários diferentes em reuniões individuais com uma duração de 5 minutos. Segundo a filosofia do Speed Networking, este é um tempo suficiente para se estabelecer um primeiro contacto profissional e se identificarem oportunidades de colaboração.

MktOnline.net - A 31 de Janeiro de 2008, realizou-se o primeiro evento de speed networking em Portugal. Como surgiu a ideia da Big Eventos implementar o Speed Networking no nosso país?

Miguel Moreira - A nossa empresa foi a responsável pela introdução dos eventos Speed Dating em Portugal, eventos que organizamos há sensivelmente 3 anos. Há um ano atrás ouvimos falar do Speed Dating aplicado aos negócios, aquilo que os Americanos designaram por Speed Networking. Após estudarmos o mercado, resolvemos criar uma nova unidade de negócio na empresa e lançar este conceito no mercado nacional.

MktOnline.net - Os portugueses estão receptivos a este tipo de iniciativas ou a Big Eventos deparara-se com alguns entraves?

Miguel Moreira - Em Portugal o Networking empresarial ainda está pouco desenvolvido mas começam a existir cada vez mais empresários e gestores a aderir a estes eventos.

MktOnline.net - Em que módulos funcionam os eventos?

Miguel Moreira - Por enquanto, os eventos que temos organizado são de âmbito generalista e deste modo abertos a profissionais/empresários de todas as áreas de negócio. No acto da inscrição, cada profissional pode indicar 5 ramos de actividade com os quais deseja estabelecer contactos no evento. Além disso, de forma a limitar a concorrência dentro do grupo de participantes só são permitidos 2 participantes por ramo de actividade.Além das reuniões Speed Networking, cada evento conta ainda com a presença de um Orador convidado que falará aos participantes sobre um interessante tema de Gestão.

MktOnline.net - Que tipo de pessoas/empresas se encontram nestes eventos?

Miguel Moreira - Têm participado empresas das mais variadas áreas de negócio com grande predominância para as PME´s. Os representantes dessas empresas são normalmente os gestores, directores gerais, directores de marketing e os directores comerciais.

MktOnline.net - Quais são as principais vantagens inerentes a este tipo de iniciativas?

Miguel Moreira - Estes eventos permitem que os profissionais/empresários possam ampliar a sua rede de contactos profissionais de uma forma eficaz. Além disso, cada um poderá promover o seu negócio e encontrar novos clientes/fornecedores/parceiros.

MktOnline.net - Conhece-se muita gente mas há efectivamente parcerias e projectos que resultam destes encontros? Qual é a taxa de sucesso, se é que assim se pode dizer?

Miguel Moreira - Quantas mais pessoas tivermos a oportunidade de conhecer, maiores são as possibilidades de encontrarmos os contactos ideais para o nosso negócio e/ou actividade profissional. Numa perspectiva de networking, os resultados nem sempre são imediatos. De qualquer forma, temos conhecimento de vários casos de sucesso que resultaram da participação destes eventos. Desde parcerias que foram estabelecidas, ao recebimento de referências para negócios, à concretização de vários negócios, sabemos que estes eventos têm dado os seus frutos.

MktOnline.net - Organizam também eventos de Speed Networking para empresas. Há muitas empresas a recorrer a este tipo de serviço? Quais são os objectivos que têm quando entram em contacto com a Big Eventos?

Miguel Moreira - Fomos contactados por algumas empresas mas até ao momento ainda não organizamos qualquer evento de Speed Networking para empresas, aquilo a que nós chamamos Corporate Speed Networking. Estes eventos só fazem sentido para empresas de grande dimensão, com muitos departamentos e em que os colaboradores não têm muitas oportunidades para se relacionarem. Os objectivos que têm são os de melhorar a comunicação interna e fortalecer o espírito de grupo dentro da empresa.

MktOnline.net - Que projectos a Big Eventos tem para o futuro?

Miguel Moreira - Neste momento estamos em negociações com algumas Câmaras de Comércio e Associações Empresariais para organizarmos eventos Speed Networking para os seus próprios associados.Para o início de 2009 estamos a planear a realização do maior encontro de networking jamais realizado em Portugal. Os detalhes deste evento estarão disponíveis em breve no nosso site www.speednetworking.com.pt.

Voltar